Em 35 anos de carreira, Alcione foi homenageada diversas vezes. Levam seu nome um Teatro e um Elevado em São Luís do Maranhão, e uma Lona Cultural na cidade do Rio de Janeiro.

O Teatro Alcione Nazaré situa-se no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, que tem sua origem no antigo Centro de Artes e Comunicações Visuais - CENARTE, criado pela Lei nº 4.102, de 06 de novembro de 1979. No final da década de 80, sofreu intensa reforma, sendo então aparelhado com um cinema e um teatro que leva o nome de uma das filhas mais queridas de Sãoi Luís. Por força regimental, tem o objetivo de promover a produção e a difusão artística do Estado, nas mais diversas formas de expressão, passando pela música, dança, artes plásticas, literatura e artes visuais em geral.
Está localizado no Bairro da Praia Grande, zona histórica de São Luís, e esta à disposição dos usuários nos horários matutino e vespertino, oferecendo cursos e oficinas nos mais diversos campos das artes, enquanto suas casas de espetáculo, o cinema e o teatro, realizam sessões no horário noturno.

O Elevado dos Franceses recebeu o nome de Alcione Nazaré, uma homenagem a uma das maiores sambistas do Brasil, nascida no Maranhão. Com 480 m de extensão, recebeu investimento de R$ 7 milhões do governo do Estado. destes foram aplicados R$ 1,5 milhões na desapropriação de 52 imóveis. O volume de tráfego no local é de cinco mil por hora.


No Rio de Janeiro, cidade que acolheu Alcione no final dos anos 60, a cantora teve uma Lona Cultural, instalada pela Prefeitura, inaugurada com seu nome. O projeto, de autoria do vereador Jorge Mauro, justifica a iniciativa pela trajetória da Marrom e sua contribuição para a música popular brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário