Sejam Bem-vindos


Quem a ouve não esquece... Voz exuberante e inconfundível à serviço da alma, refletindo a entrega de quem não teme se doar por inteiro. O poder e a sensualidade da voz negra que tinge a aquarela da música brasileira de marrom, com todo o suingue, brilhantismo e carisma de quem tem certeza que não está aqui por acaso. Vinte e oito discos de ouro e oito de platina, sendo dois deles de platina duplo. Inúmeros prêmios da MPB: Sharp de Música, Caras, Globo de Ouro, Rádio Globo, o Antena de Ouro, Tim, entre outros. Além desses, prêmios de grande vulto internacional como O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Personalidade Negra das Artes (concedido pelo Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América Latina (concedido pela ONU). Este blog é dedicado à cantora mais popular do Brasil. Filha do nosso chão, orgulho nosso. Uma mulher, uma negra, uma nordestina, uma brasileira guerreira: Alcione, a Marrom!


08 setembro, 2008

Alcione apresenta São Luís



São Luis - MA

A única capital brasileira fundada por franceses.

Fundada em 1612, São Luís é aconchegante e cativante e ao contrário da grande maioria das outras cidades brasileiras foi fundada por franceses. Seu povo, sempre alegre, é cheio de lendas para contar, e de danças para ensinar. As belas terras que formam a ilha oferecem praias magníficas. E Deus, muito sábio, fez com que o charme e o tempero da cidade, assim como o de sua gastronomia, sejam inigualavelmente fantásticos!

Localizada entre os rios Anil e Bacanga, a ilha de São Luís do Maranhão tem em sua parte oeste o centro histórico da cidade, com casarões imensos, de fachadas imponentes em azulejo, sacadas de ferro, e tudo no mais tradicional estilo do século XVII, bem como a Praça D. Pedro II, onde localizam-se também a Igreja da Sé e o Palácio dos Leões. Nem tudo está em seu melhor estado de conservação, mas o projeto Reviver está trabalhando na restauração, afinal, o centro histórico de São Luís é parte do Patrimônio Histórico da Humanidade (Unesco).

Tudo na Ilha é cheio de magia, misticísmo e lendas. E como em qualquer lugar do Brasil, é claro que não poderiam faltar algumas danças tradicionais: Do popular Bumba-meu-boi, ao Tambor de Crioula, esta somente tocada por senhoras, as danças são sempre muito alegres, e claro, têm um motivo e uma história para acompanhar. Descobrir a lenda de cada uma, junto aos simpáticos moradores da cidade, é tarefa para todo bom turista. Fora as danças, o Reggae é o tipo de música mais apreciado e tocado na cidade, que já é até chamada de "Jamaica Brasileira".

Apesar de diferentes, as praias de São Luís, que costumam ter um mar um pouco mais escuro do que no restante do Brasil, são belíssimas. A mais famosa e preferida dos surfistas e de quem gosta de agitação, é a de São Marcos. Mas se a preferência for por um pouco mais de privacidade e tranquilidade, a de Araçagi é a escolha certa.

Destaque também para a culinária da ilha, que mistura elementos da cozinha portuguesa, africana e indígena, o que resulta sempre em pratos exóticos e muito saborosos. O mais famoso deles é o Arroz de Cuxá, que nenhum visistante pode deixar de provar. Para depois da uma deliciosa refeição, não faltam doces e bebidas caseiras e típicos da região. O artesanato também não pode ser esquecido: Bordados, rendas, azulejos e licores podem ser comprados como lembrança do maravilhoso passeio que se faz pela Ilha de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário