Sejam Bem-vindos


Quem a ouve não esquece... Voz exuberante e inconfundível à serviço da alma, refletindo a entrega de quem não teme se doar por inteiro. O poder e a sensualidade da voz negra que tinge a aquarela da música brasileira de marrom, com todo o suingue, brilhantismo e carisma de quem tem certeza que não está aqui por acaso. Vinte e oito discos de ouro e oito de platina, sendo dois deles de platina duplo. Inúmeros prêmios da MPB: Sharp de Música, Caras, Globo de Ouro, Rádio Globo, o Antena de Ouro, Tim, entre outros. Além desses, prêmios de grande vulto internacional como O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Personalidade Negra das Artes (concedido pelo Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América Latina (concedido pela ONU). Este blog é dedicado à cantora mais popular do Brasil. Filha do nosso chão, orgulho nosso. Uma mulher, uma negra, uma nordestina, uma brasileira guerreira: Alcione, a Marrom!


24 fevereiro, 2009

Juventude Imperial homenageia a Marrom em lindo desfile.

Por Carlos Fernando Marão

Cheguei em Juiz de Fora às 7 da manhã e fui muito bem recebido por Regina, da diretoria da Juventude Imperial! Simpaticíssima, me deixou totalmente à vontade em sua casa, junto de sua família que já estava acordada fazendo os últimos retoques em algumas fantasias! Aquele povo sim, sabe fazer carnaval e faz de coração: transformaram a casa em um pequeno barracão com muita união e cumplicidade!

Conheci a quadra, o barracão e os ''cabeças'' da escola e voltamos para terminar o que ainda faltava! Chegamos à avenida por volta de 21 horas e como éramos a 4ª escola a desfilar, assistimos as 2 primeiras!

Às 1 e 30 min. da manhã, após um animadíssimo esquenta, a Juventude deu seu grito inicial, arrancando aplausos de todos os que estavam nas arquibancadas, mesas e camarotes. Vim no carro abre-alas que representava o Folclore Maranhense com a coroa e o nome da escola na frente! Cercado de crianças no carro, vim no alto representando a cultura maranhense, o que me orgulhou muito!

As fantasias de modo geral estavam lindas, mas a que me chamou mais atenção foi a fantasia das baianas! Muito linda mesmo! Estavam de ''Se as Rosas Falassem'', fazendo menção à grande obra do nosso mestre Cartola...

No último carro, que representava o Estrelato, ou seja, o sucesso da nossa Marrom, viria Alcione, que não pode comparecer por questões de agenda. No lugar dela veio um cover, como se estivesse fazendo um show e uma senhora da comunidade no lugar de Ivone (irmã de Alcione que iria representa-la no desfile, mas que infelizmente não pode comparecer). Alcione, quando esteve na quadra da escola em janeiro, disse que esta senhora parecia muito com Ivone, então, não houve dúvidas!

A bateria foi perfeita! A melhor da noite com certeza! As paradinhas foram muito bem ensaiadas e tiveram o comando de cinco mestres de bateria, em especial, o de Jocilene (Jô), a primeira mestre de bateria do Brasil, que recebeu a batuta da mão de Alcione em janeiro.

Foi um desfile muito lindo, gente! Quando cheguei na dispersão que olhei para trás, vi a escola toda animada e fiquei emocionado de ver todas aquelas pessoas homenageando nossa negona. A comunidade toda desceu e foi para avenida, e quem não estava desfilando, estava cantando, aplaudindo e gritando o samba!

Nós, que fomos buscar a Regina lá na comunidade "Alcione, a Eterna Marrom", e que ajudamos no enredo, temos motivos de sobra para estarmos muito orgulhosos. Deu tudo certinho, e é muito legal saber que contribuímos para mais uma homenagem a nossa Marrom; a quinta de outras que virão, afinal, Alcione é a marrom mais amada deste Brasil!

Regina e toda a Escola estavam muito agradecidos pelo apoio que receberam do Blog Morena Forrozera! E Alcione também falou disso quando esteve na quadra e em entrevista que deu para a Globo local! Foi com certeza um sucesso e a certeza do dever cumprido da melhor forma!

A Juventude ficou em quarto lugar. Apesar disso, as notas foram quase perfeitas, o que mostra que a concorrência é muito grande em Juíz de Fora, e que qualquer décimo faz grande diferença!De qualquer forma, foi um desfile e tanto! Lindo! Emocionante! O que é suficiente pra que toda a comunidade se sinta vitoriosa! Parabéns pelo lindo trabalho, Juventude!

Muito obrigado Regina, Nilmar e família, ao presidente Davi Chaves, a sua esposa Lu e a todos da comunidade que me receberam tão bem! Agradeço também por terem traçado a biografia da nossa negona de forma tão completa, com tanta competência e por terem recebido ela tão bem quando ela esteve aí! Valeu por tudo Juventude!!!!!

Ficha Técnica 2009 - G.R.E.S. Juventude Imperial
Enredo: Do Doce Sabor da Manga, o Meu Tronco é a Marrom Alcione
Presidente: Davi Chaves
Carnavalesco: Claudia Dazzini
Mestra de Bateria: Jocilene
Diretor de Harmonia: Felício Ciuffo
Diretora Social: Lu Chaves
Coreografia: James Melandre
Intérpretes: Flavinho da Juventude, Nilmar Romano, Chiquinho Imperial, Idy e Edynel
Rainha de Bateria: Regina Ferreira
Figurinista: Waltencir Barbosa
Alegorista: Jorge
Coordenação de Barracão: Regina Romano, Eleonora, Renatinho, Nilmar Junior

Ordem de Alas e Alegorias
Comissão de Frente: Lençois Maranhenses
1 Ala: Dança do Cavalo Marinho
1 Alegoria: Folclore do Maranhão
2 Ala: Azulejos Maranhenses
3 Ala:Bumba Meu Boi, Maranhão Minha Terra Natal
4 Ala: Festa de São João
2 Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Folguedos
5 Ala: Folguedos
6: Meu Boi Bumba
7: Dança do Caroço
8: Flores de Algodão
1 Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Bordados Maranhenses
Bateria: Encontro com o Carnaval Carioca - Arlequins
Passistas: Colombinas
2 Alegoria: Exaltação a Estação Primeira de Mangueira
9 Ala- Baianas: Se As Rosas Falassem
Mestre Sala e Porta Bandeira Mirim: Bonecas
10 Ala- Baianinhas: Coleção de Bonecas
11 Ala: Escorpião
3 Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira: Escorpião
12 Ala: Não Deixe o Samba e a Música Popular Brasileira Morrerem
3 Alegoria: Estrelato

Nenhum comentário:

Postar um comentário