Sejam Bem-vindos


Quem a ouve não esquece... Voz exuberante e inconfundível à serviço da alma, refletindo a entrega de quem não teme se doar por inteiro. O poder e a sensualidade da voz negra que tinge a aquarela da música brasileira de marrom, com todo o suingue, brilhantismo e carisma de quem tem certeza que não está aqui por acaso. Vinte e oito discos de ouro e oito de platina, sendo dois deles de platina duplo. Inúmeros prêmios da MPB: Sharp de Música, Caras, Globo de Ouro, Rádio Globo, o Antena de Ouro, Tim, entre outros. Além desses, prêmios de grande vulto internacional como O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Personalidade Negra das Artes (concedido pelo Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América Latina (concedido pela ONU). Este blog é dedicado à cantora mais popular do Brasil. Filha do nosso chão, orgulho nosso. Uma mulher, uma negra, uma nordestina, uma brasileira guerreira: Alcione, a Marrom!


12 abril, 2009

Homenagem a nosso amigo Glauber.


Hoje eu sou trazida até aqui pelos braços da emoção e da amizade pra prestar uma homenagem a este amigo querido que nos deixou ontem. Glauber, nós não te conhecemos pessoalmente. Mas esse louco mundo virtual só serve pra provar que uma amizade forte e sincera pode nascer mesmo à distância. É isso que sentimos por ti, amigo! Agora tu estás em outro lugar, mas jamais deixará de fazer parte dessa nossa família marrom! Tu por muito tempo deu o tempero dessa comunidade, com tua escrita contundente às vezes, mas muito inteligente e bem humorada. Hoje todos nós estamos de luto! Fica bem!


Toada para comunidade
(Autor: Glauber de Andrade)

"Vem do sul, do Maranhão
Da Bahia e de onde o Rio é mais baiano
Vem do imenso Brasil, essa nação
E d'além das fronteiras e oceanos

Uma comunidade...virtual, é verdade...
Mas também de muita emoção
E que desce os teclados
numa só igualdade:
A paixão que nos une é Marrom

A voz do Brasil
Até surdo ouviu
quando ecoou...na comunidade...

Refeita...
Talvez em tempestade...
Mas ainda assim, havia a necessidade

De se levantar
Uma verdadeira comunidade
Que só sabe fazer quem tem um coração

Marrom....virtual e real...marrom
Comunidade do samba...
e das toadas
E aqui mesmo quem é bamba
gosta de ouvir as baladas

Marrom...virtual e real...Marrom
Comunidade do raggae
que curte um bom forró
e a morena forrozera que começou essa brincadeira
é mesmo Marrom

A voz do Brasil...
até surdo ouviu...
quando ecoou...na comunidade

Respeito e dignidade
Direito e liberdade
Mas tudo com muita igualdade
Tudo com muita humildade

Agora sim, tá direito... "

4 comentários:

  1. Joelma parabéns pela citação sobre um dos colaboradores do teu blog. Mesmo também não o conhecendo pessoalmente, confesso que todos nos criamos laços afetivos e amigavéis através do que ele belamente chamou de 'união devido ao amor pela Marrom'.
    Um poeta, um escritor, um compositor - não sei bem o quê, mas sei que como compositor posso dizer seguraemnte que ele soube representar e descrever tudo o que sentimos e queríamos dizer ao Blog Morena Forrozera. E que junto a ti ajudou tanto à vida profissional de Alcione.
    Parabéns e meus pêsames à familia do Glauber, aos seus amigos e a todos que constantemente assim como nós Joelma, sempre nos deparavamos com seu jeito irreverente de escrever
    Bjs querida....Luks Medeiros

    ResponderExcluir
  2. MESMO SEM O CONHECER, FIQUEI TRISTE AO VER A NOTÍCIA, POIS ELE, EU E O DOUGLAS, CADA UM NO SEU CANTO, DEFENDIAMOS A MARROM DOS ATAQUES DO MAURO FERREIRA E SEUS LEITORES, AGORA A LUTA FICA MAIS DIFICIL SEM A FORÇA DELE.
    QUE DEUS O TENHA.

    JANDERSON SP

    ResponderExcluir
  3. Jander!!!

    Acabei de ver teu comentário na homenagem ao Glauber! Perdemos um grande amigo e aliado pra causas marrons! É verdade! A gente podia sempre encontrar ele lá no blog do Mauro!

    Uma vez ele me chamou pra defender a Marrom na comunidade da Beth Carvalho, porque estavam caindo em cima dela. Lá fomos nós dois. Resultado: ele acabou expulso! Mas acabaram tendo de respeitar nossos argumentos bem fundamentados, e dobrar a língua pra falar da Marrom. Ele era um grande cara! Fará muita falta! Mas nós estamos aqui, e faremos valer!

    ResponderExcluir
  4. EU E O DOUGLAS SOFREMOS NO BLOG DO MAURO, JÁ ENGOLI MUITO DESAFORO DOS FÃS DA BETH, MAS JÁ CONSEGUI EXPULSAR ALGUNS DE LÁ TAMBÉM.

    ResponderExcluir