Sejam Bem-vindos


Quem a ouve não esquece... Voz exuberante e inconfundível à serviço da alma, refletindo a entrega de quem não teme se doar por inteiro. O poder e a sensualidade da voz negra que tinge a aquarela da música brasileira de marrom, com todo o suingue, brilhantismo e carisma de quem tem certeza que não está aqui por acaso. Vinte e oito discos de ouro e oito de platina, sendo dois deles de platina duplo. Inúmeros prêmios da MPB: Sharp de Música, Caras, Globo de Ouro, Rádio Globo, o Antena de Ouro, Tim, entre outros. Além desses, prêmios de grande vulto internacional como O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Personalidade Negra das Artes (concedido pelo Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América Latina (concedido pela ONU). Este blog é dedicado à cantora mais popular do Brasil. Filha do nosso chão, orgulho nosso. Uma mulher, uma negra, uma nordestina, uma brasileira guerreira: Alcione, a Marrom!


29 outubro, 2009

O presidente Lula e o governador Sérgio Cabral inauguram quadra poliesportiva na Mangueira.

Fonte: Portal do Governo do Rio de Janeiro.
Por Guedes de Freitas


A comunidade da Mangueira, na Zona Norte do Rio, passou a manhã em festa nesta quarta-feira. Motivos, ela teve vários para festejar. Primeiro, por estar ganhando do governo do estado um ginásio de esportes moderno e bem aparelhado; segundo, porque o centro esportivo e cultural recebeu o nome de um dos maiores símbolos da escola de samba, o cantor José Bispo Clementino dos Santos, o célebre Jamelão, morto no ano passado; e terceiro, a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pela primeira vez na cidade depois de o Rio ter vencido a eleição para sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Lula, Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o presidente da Mangueira, o sambista Ivo Meirelles, a filha e o neto de Jamelão, respectivamente, Joceli Ferreira e Jamelão Neto, descerraram a placa de inauguração do ginásio esportivo.

Antes, a cantora Alcione e o compositor Nélson Sargento homenagearam Jamelão cantando sambas históricos da escola, acompanhados pela bateria do grupo de adolescentes especiais da Mangueira e pelo mestre-sala Rafael e porta-bandeira Marcele.

– Gravei meu primeiro DVD com Jamelão. Ele era uma pessoa muito difícil e por isso mesmo singular – definiu Alcione, que, em seguida, puxou um coro de parabéns pelo aniversário do presidente Lula, ocorrido ontem.

O Ginásio Esportivo e Cultural Jamelão funciona dentro da Vila Olímpica da Mangueira. O centro atenderá cerca de 6,5 mil crianças e adolescentes que estudam no Centro Integrado de Ensino Público (Ciep) Nação Mangueirense e alunos de escolas públicas da vizinhança, na faixa etária de 7 a 17 anos. A quadra pode ser usada por praticantes de futsal, vôlei, basquete, ginástica rítmica e lutas olímpicas. Além de uma cobertura metálica com 15 metros de altura em seu ponto mais elevado, o ginásio tem arquibancada para 300 espectadores, refletores, placar eletrônico e quatro banheiros - dois destinados a portadores de necessidades especiais.

Todo o ginásio foi pintado de verde e rosa, as cores da Mangueira. Também foram realizadas obras de melhorias no entorno da quadra. O projeto, feito e executado Empresa de Obras Públicasa (Emop), da Secretaria de Obras, durou um ano e custou R$ 1,1 milhão.

Também prestigiaram a festa a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, os ministros do Esporte, Orlando Silva, e da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, as secretárias estaduais de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, de Educação, Tereza Porto, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, o presidente da Emop, Ícaro Moreno Júnior, o secretário municipal de Esportes, Chiquinho da Mangueira, e o presidente do COB, Carlos Nuzman, entre outros convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário