Sejam Bem-vindos


Quem a ouve não esquece... Voz exuberante e inconfundível à serviço da alma, refletindo a entrega de quem não teme se doar por inteiro. O poder e a sensualidade da voz negra que tinge a aquarela da música brasileira de marrom, com todo o suingue, brilhantismo e carisma de quem tem certeza que não está aqui por acaso. Vinte e oito discos de ouro e oito de platina, sendo dois deles de platina duplo. Inúmeros prêmios da MPB: Sharp de Música, Caras, Globo de Ouro, Rádio Globo, o Antena de Ouro, Tim, entre outros. Além desses, prêmios de grande vulto internacional como O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Personalidade Negra das Artes (concedido pelo Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América Latina (concedido pela ONU). Este blog é dedicado à cantora mais popular do Brasil. Filha do nosso chão, orgulho nosso. Uma mulher, uma negra, uma nordestina, uma brasileira guerreira: Alcione, a Marrom!


17 dezembro, 2009

Alcione participa do projeto “João do Vale – A Força do Carcará”, no Maranhão.

Fonte: Jornal Pequeno
Um dos maiores ícones da cultura popular e musical do Maranhão e do Brasil, o eterno João do Vale vai ganhar uma merecida homenagem da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), que acontece em seu salão de eventos, hoje (17), às 19h.
O projeto “João do Vale – A Força do Carcará” consiste na produção e na distribuição gratuita de um CD viabilizado pelo SESI e destinado à classe industriaria, composto por seis músicas antológicas do artista, gravadas nas vozes de artistas maranhenses como Mila, Carlinhos Veloz e Alcione.

Segundo a Gerência de Cultura do órgão, o objetivo desse projeto é resgatar músicas de João Vale e reuni-las num CD especial, que vai oportunizar a maior aproximação dos industriários clientes da FIEMA com os valores e as raízes culturais do Maranhão.

Através dos exemplos de talento, força e superação de um artista ímpar como foi o maranhense nascido em Pedreiras João do Vale, o SESI-MA espera demonstrar que, assim como o legado musical do Carcará, a cultura não tem fronteiras e se expressa pela alma que quem a vive, e faz de sua obra, um legado imortal como o fez João do Vale.

O evento é para convidados e imprensa e contará com a exibição de um vídeo sobre a vida do artista João do Vale, além de homenagens. Estão confirmadas as presenças do filho de João do Vale, Riva e familiares do artista, além dos cantores maranhenses Carlinhos Veloz, Mila e Alcione Nazaré, a internacional Marrom, que também serão homenageados pelo SESI-MA.

Os três artistas também farão pocket shows no encerramento desse evento que, mais que uma homenagem, é um reconhecimento a uma das mais fortes indústrias maranhenses: a da cultura popular! Segundo Alcione Nazaré, “João do Vale se foi, mas deixou conosco sua força, a força do Carcará. É um orgulho ter nascido na mesma terra que você. Fica com Deus”, declarou a Marrom durante as gravações desse CD.

“Fizemos esse CD para que as novas gerações, em especial o público industriário conheça, se emocione e se orgulhe da história musical de João do Vale, que tanto fez brilhar o Maranhão em todo o país com seu trabalho, e ainda o faz, mesmo após sua morte em 1996”, declara o Presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.

O CD produzido pela FIEMA em edição limitada, não será comercializado, mas distribuído gratuitamente para órgãos de cultura e para a classe industriária; e contou com a direção geral de Rogério Pereira (Acústica Stúdio) e produção musical e arranjos de Dênio Braga.

“Ninguém melhor do que João do Vale traduziu musicalmente a pureza do sentimento da alma nordestina. Foi um talento nato, equivalente a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro”, garante José Fernandes, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

SERVIÇO:
O QUE: Lançamento do Projeto “João Do Vale – A Força do Carcará”
QUANDO: Hoje (17), às 19h
ONDE: Salão de Evento da FIEMA – Retorno da Cohama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário