Sejam Bem-vindos


Quem a ouve não esquece... Voz exuberante e inconfundível à serviço da alma, refletindo a entrega de quem não teme se doar por inteiro. O poder e a sensualidade da voz negra que tinge a aquarela da música brasileira de marrom, com todo o suingue, brilhantismo e carisma de quem tem certeza que não está aqui por acaso. Vinte e oito discos de ouro e oito de platina, sendo dois deles de platina duplo. Inúmeros prêmios da MPB: Sharp de Música, Caras, Globo de Ouro, Rádio Globo, o Antena de Ouro, Tim, entre outros. Além desses, prêmios de grande vulto internacional como O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Personalidade Negra das Artes (concedido pelo Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América Latina (concedido pela ONU). Este blog é dedicado à cantora mais popular do Brasil. Filha do nosso chão, orgulho nosso. Uma mulher, uma negra, uma nordestina, uma brasileira guerreira: Alcione, a Marrom!


24 setembro, 2010

Alcione canta "Sabiá Marrom" pela primeira vez!


Paul Mauriat, quando perguntado sobre o porquê havia escolhido Alcione entre tantas cantoras brasileiras de maior prestígio no exterior para quem compor uma canção, respondeu que havia alguma coisa na voz dela que o deixava emocionado. Alcione gravou, no fim dos anos 70, a música "Sabiá Marrom" , que o maestro francês fez especialmente para ela. O áudio, entretanto, nunca entrou na discografia da cantora e ficou perdido nos arquivos da atual Universal Music até que Rodrigo Faour o resgatasse em um ato de extrema felicidade. Alguém já disse, inclusive, que o cd de raridades da Marrom lançado por ele já se justificaria simplesmente pela presença da música título.

Na última segunda-feira (20), aconteceu a festa em comemoração aos dois anos do programa "Sexo MPB" da MPB-FM/Rio e lançamento da segunda edição do programa História Sexual da MPB no Canal Brasil . O programa é comandado e idealizado por Faour, jornalista e pesquisador da nossa música. Alcione, amiga de Faour, foi prestigiá-lo e o jornalista não perdeu a chance. Pediu a ela que cantasse a música e, de tabela, nos proporcionou um momento dos mais emocionantes. Alcione nunca havia cantado "Sabiá Marrom". Pediu desculpas aos presentes e mandou ver! Assistindo o vídeo dá para entender muito bem Paul Mauriat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário