Sejam Bem-vindos


Quem a ouve não esquece... Voz exuberante e inconfundível à serviço da alma, refletindo a entrega de quem não teme se doar por inteiro. O poder e a sensualidade da voz negra que tinge a aquarela da música brasileira de marrom, com todo o suingue, brilhantismo e carisma de quem tem certeza que não está aqui por acaso. Vinte e oito discos de ouro e oito de platina, sendo dois deles de platina duplo. Inúmeros prêmios da MPB: Sharp de Música, Caras, Globo de Ouro, Rádio Globo, o Antena de Ouro, Tim, entre outros. Além desses, prêmios de grande vulto internacional como O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Personalidade Negra das Artes (concedido pelo Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América Latina (concedido pela ONU). Este blog é dedicado à cantora mais popular do Brasil. Filha do nosso chão, orgulho nosso. Uma mulher, uma negra, uma nordestina, uma brasileira guerreira: Alcione, a Marrom!


04 outubro, 2010

O compositor Junior Rodrigues nos fala da emoção de ter uma música cantada pela Marrom.

Logo que Alcione lançou o cd “Acesa”, iniciamos uma enquete em nosso blog, sobre a melhor música do novo trabalho. “A casa da mãe da gente” foi a vencedora, com 23% dos votos. Apesar de ter sido uma música que não entrou no show da turnê, foi destacada por nossos leitores. E o motivo disso só pode ser um: a música é ótima mesmo! Os compositores são amazonenses e um deles nos contou como tudo aconteceu! Com a palavra, Junior Rodrigues...

“Se me lembro bem, era o ano de 2005. Eu, Junior Rodrigues (na foto ao lado com Jorge Cardoso), único filho homem de D. Maria, no meio de seis irmãs e o segundo filho mais novo. Entre idas e vindas da casa de mamãe, resolvi relatar em forma de música o que acontecia no meu cotidiano. Já estava com boa parte da música, quando ‘empaquei’. Faltava o começo do refrão e um trecho da última estrofe. E não adianta. Quando empaca, a saída é guardar e deixar para outro dia... Foi-se quase um ano, quando pedi auxílio ao meu parceiro Gilson Nogueira. Entre algumas doses de whisky, concluímos a obra, que imediatamente começamos a tocar nas rodas de samba, ainda sem registro nenhum.

Em 2008, um amigo radialista me convidou para participar de seu programa, que vai ao ar no horário do almoço, pois Jorge Cardoso, produtor da Marrom, iria estar presente e seria uma ótima oportunidade de mostrar a música. Todos sabem que família é um assunto que toca Alcione, e a música tinha tudo a ver. Acabei não podendo comparecer à rádio, mas quando tem que acontecer, acontece!

No mesmo dia, recebi a visita de Jorge Cardoso no “Espaço Cultural Quintal”, samba que acontece aqui em Manaus, em minha casa, toda sexta-feira e que administro com minha esposa, Mara Vieira. Toquei a música e ele levou um cd com uma gravação ainda muito simples.

Passou-se mais um tempo, quando recebi uma ligação de Jorge dizendo que Alcione estaria no Samba Manaus 2009 e que eu procurasse Penco e entregasse outro cd da música. Na data marcada, fui até o hotel indicado. A recepção estava lotada de artistas e fãs. Liguei para o apto. de Penco, mas não tive sucesso. Ninguém atendia. Era o quarto 226. Tive, então, a brilhante idéia de ligar para os quartos vizinhos. "Alô, queria falar com o Penko!" 227, 228, 225, 224... E nada de Penco. Dei um tempo fora do hotel. Liguei do meu celular. Transferiram para o 226. Finalmente, consegui entregar o cd (aquele da gravação bem simples).

Saiu mês, entrou mês... um belo dia, recebi outra ligação do Jorge, que pediu que eu mandasse novamente a música por e- mail, pois teriam uma reunião para definição do repertório do cd “Acesa”. Eu pensei: “ainda tenho tempo!”. Foi quando me liguei que no Rio já eram 8:00hs. Minha internet estava muito lenta. Acordei o vizinho, liguei para mais dois amigos... só sei que chegaram mais de três e-mails com a música.

Certa manhã de sexta feira, Jorge Cardoso entrou novamente em contato, me dando os parabéns! Disse que minha música e de Gilson Nogueira comporia o novo álbum da Marrom. Fiquei muito feliz! Tão feliz que não contive a emoção... liguei logo para minha esposa para contar a novidade. Como era sexta-feira, dia de samba na minha casa, a festa foi ainda mais completa. Lembro que alguém me falou: “você não acha melhor esperar sair o cd para divulgar?” Eu disse: “o Jorge pode me ligar amanhã dizendo que a minha música saiu, mas a minha alegria de hoje, ninguém vai tirar!” Ter uma composição na voz de uma das maiores intérpretes da música brasileira, dispensa maiores comentários. Ao Mestre Jorge Cardoso, os sinceros agradecimentos em nome de todos os sambistas de Manaus.

Agora, com o resultado da enquete por voto popular como a melhor música do cd “Acesa” no site Morena Forrozera, fiquei ainda mais feliz. É maravilhoso saber que a música caiu de vez no gosto do povo. Sei que ela já é interpretada nas grandes rodas de samba pelo Brasil afora e isso me deixa muito satisfeito! Salve o SAMBA, Salve o PARTIDO ALTO, afinal... o melhor lugar do mundo É A CASA DA MÃE DA GENTE... "

11 comentários:

  1. Junior Rodrigues é atualmente um dos principais nomes do samba em Manaus. Por várias razões. Uma delas é sua verve poética - criativa, inovadora, inusitada...
    Brevemente, ouviremos outros artistas interpretando suas composições. E até ele mesmo, pois também é um excelente cantor.

    Wander-Lãan Vaz

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Junior Rodrigues e Gilson Nogueira por compor uma belissima musica e parabéns a Alcione por ter a sabedoria de incluir A Casa da Mãe da Gente no seu álbum Acesa.

    AnselmoDuart

    ResponderExcluir
  3. po jorge que bacana notícia neste sábado já vou divulgar essa boa notícia no clube do samba, sempre agente toca teu samba aqui na rádio cultura agora vamos dar enfoque a essa boa notícia. parabens e viva o samba. e viva os compositores do norte do Brasil. BJS

    ResponderExcluir
  4. A casa da mãe da gente é uma ótima música! Marrom canta como só você sabe. um abraço.

    Mara Barroncas
    Manaus-Am

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Junior Rodrigues e Gilson Nogueira, afinal O MELHOR LUGAR DO MUNDO É A CASA DA MÃE DA GENTE.
    Agora é aguardar o SAMBA MANAUS e ouvir o Sambódromo todo cantar com a Alcione a música que ganhou por voto popular como a melhor música do cd ACESA.
    Salve o SAmba!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Junior Rodrigues e Gilson Nogueira pela contagiante música.Esperamos por novas composições em 2011. Sucesso!
    Alcione, você é demais! A CASA DA MÃE DA GENTE, sem dúvidas, exaltou ainda mais sua voz. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Junior e Gilson!!!

    Fico só imaginado a "Casa da Mãe da Gente" no Samba Manaus, vai ser tudo de bom!

    Alcione sou uma grande fã sua.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. É A CASA DA MAE DA GENTE NO SAMBA MANAUS...
    Vai bombar...
    Parabéns Junior...vc é sem dúvida atualmente o cara do samba em Manaus.

    ResponderExcluir
  9. Pô que bacana hein Junior , maravilha , maravilha , salve o samba !

    ResponderExcluir
  10. Parabéns meu amigo, já era tempo de ser reconhecido nacionalmente... vc mereçe!

    Iomar Japonês

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Júnior Rodrigues!
    Nós da http://www.radiovivaosamba.com
    estamos curtindo e divulgando seu trabalho e afirmamos que já é um grande sucesso entre nossos ouvintes.
    A RÁDIO VIVA O SAMBA também é a sua casa!
    Um grande abraço!
    Rio de Janeiro, 07 de outubro de 2010.

    ResponderExcluir