Sejam Bem-vindos


Quem a ouve não esquece... Voz exuberante e inconfundível à serviço da alma, refletindo a entrega de quem não teme se doar por inteiro. O poder e a sensualidade da voz negra que tinge a aquarela da música brasileira de marrom, com todo o suingue, brilhantismo e carisma de quem tem certeza que não está aqui por acaso. Vinte e oito discos de ouro e oito de platina, sendo dois deles de platina duplo. Inúmeros prêmios da MPB: Sharp de Música, Caras, Globo de Ouro, Rádio Globo, o Antena de Ouro, Tim, entre outros. Além desses, prêmios de grande vulto internacional como O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Personalidade Negra das Artes (concedido pelo Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América Latina (concedido pela ONU). Este blog é dedicado à cantora mais popular do Brasil. Filha do nosso chão, orgulho nosso. Uma mulher, uma negra, uma nordestina, uma brasileira guerreira: Alcione, a Marrom!

12 dezembro, 2010

Rihanna e Alcione

A assessoria de Alcione disse que a cantora não comentaria o fato, pois não rebate este tipo de indelicadeza. Concordamos. Alcione é muito mais. É uma das maiores cantoras do nosso país, tem muito com o que se ocupar. Não cabe mesmo, afinal, tem uma carreira de quase quarenta anos, que não precisou ser construída sobre polêmicas. Falando nisso, o Dvd Acesa Ao Vivo está nas lojas, o que é motivo de muita alegria, por se tratar principalmente de um trabalho único em sua carreira. Um Dvd gravado em sua terra natal, como há muito tempo ela sonhava fazer, no meio de seu povo, comungando com ele 37 anos de uma carreira sólida e vitoriosa. A Marrom é uma cantora que não para nunca. Entre um disco e outro, lançando dvd novo, participando do disco de algum outro cantor, promovendo evento beneficente, trabalhando por sua escola, a Mangueira... até filme, agora, a danada vai fazer!

Mas nós, que somos fãs de Alcione, mas não somos ela, nos reservamos o direito de nos pronunciar sim. Desculpem minha ignorância, mas eu ouvi falar de Rihanna ano passado. Na verdade, não lembrava mais dela até que o Twitter começou a disparar comparações entre a cantora caribenha e nossa diva. Desde então, Rihanna se tornou familiar para mim. Buscando Alcione, encontrava Rihanna. Decepção da minha parte, confesso, que estou mais interessada na boa música nacional. Entretanto, a moça em questão é talentosa, sim. Basta recorrer a seu currículo para confirmar.

O quiproquó se deu semana passada pela montagem que um fã enviou para Rihanna através do famigerado site de relacionamento, onde dizia, na montagem de Alcione com a capa do novo cd "Loud" da caribenha, "Rihanna daqui há 30 anos". Rihanna rebateu, dizendo que achara a montagem engraçada e que não gostaria de estar deste jeito aos 50 anos. Foi simpática. Com o fã, é claro! Eu duvido que ela soubesse de quem se tratava na foto. Mas duvido! Estou mais para pensar que foi pega desprevenida e pagou o preço. Essa onda de comparar Rihanna com Alcione por causa do último visual da moçoila deu o que tinha que dar. E eu que lembrava de Rihanna quando Alcione cantava "Maria da Penha"? Melhor não comentar! Até onde pude constatar, a ex-senhora Chris Brown não cometeria esse infeliz comentário, não fosse por desconhecer a grande mulher que existe por traz daquela montagem. Mas claro, teve repercussão. A mídia não deixaria passar em brancas nuvens... e não deixou. Vale dizer, Rihanna, o tempo irá passar para você também. E vale dizer também, em se tratando de Alcione, aos 63 anos de idade, cada marca do rosto traz consigo a história de uma vida muito bem vivida, forjada na luta, na coragem, no caráter, no amor ao próximo e no empenho em seguir a missão que Deus lhe deu, que é, como a sua, cantar. Espero que você esteja melhor aos 50 anos, mas saiba, o caminho é longo e a tarefa, difícil. E você já demonstrou que tem muito a aprender.

Caberia sim, uma retratação por parte da cantora. Afinal, Alcione é Alcione e merece respeito.

2 comentários:

  1. Achei uma tremenda falta do que fazer esse tipo de comparação... Eu não vejo Rihanna em Alcione nem vice-versa, não sei quem pensou essa bobagem!!! Credo, não tem nada a ver!!!! Alcione é Alcione, está na estrada há décadas, eu nas fraldas e ela lá batalhando... Não precisa provar nada pra ninguém... Já faz muito por aí e nem precisaria... Basta cantar!!! Um big forte abraço pra todos blog, vcs estão de parabéns, tá tudo lindo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Parabéns para o blog!

    ResponderExcluir