Essa escola de samba tem o estranho poder de emocionar, quer seja por toda sua história no mundo do samba, quer seja por toda contribuição que nos tem prestado para este espetáculo que já dura 80 anos, quer seja por seus baluartes, ou mesmo por seu torcedor, este sim, o mangueirense é o que tem feito desta uma das escolas mais queridas de nosso carnaval. É bem verdade que ja fazem 10 anos que o caneco da vitória não passa pelo Morro de Mangueira, e mesmo assim a verde e rosa continua tendo uma das melhores seleções de sambas enredos do últimos tempos, uma força incrível, mesmo quando vem um 10º lugar com foi em 2008, uma força para recomeçar e acreditar, sim porque essa gente paixonada acredita em sua escola, e sabe que mais do que tudo, tem de fato uma escola de samba.

É claro que precisamos dar valor a plasticidade e beleza da escola, e neste quesito a Velha Manga não deixou a desejar em nada, há muito tempo que eu não via a escola tão bela, tão bem produzida, tão bem cuidada, fora todos aqueles boatos que os maldosos soltam antes do carnaval de que o barracão está atrasado, que os carros estão no ferro, que a Mangueira não vai conseguir terminar seu carnaval (todo ano é essa mesma ladainha), o carnavalesco Cid Carvalho ao lado do Presidente Ivo Meirelles provaram que dá sim para se fazer um carnaval sem dinheiro, um carnaval sem patrocício e extremamente cultural. A Mangueira com seu carnaval mostrou mais uma vez que não dá pra vender seu maior patrimônio, que é o da cultura, e de fazer seu povo se emocionar.
Da maravilhosa comissão de frente que trouxe a nossa querida Beth Carvalho, Bira (Presidente do Cacique de Ramos) e Jorge Aragão, até o carro dos baluartes com o Presidente de Honra Mestre Delegado, tudo era emoção, Alcione, Luizito, Dudu Nobre, Xandy puxando uma roda de samba no meio da bateria, faz todo mangueirense ir ao delírio.
A Estação Primeira de Mangueira cumpriu seu papel mais uma vez, poderia ter impressionado o público, como outras maravilhosas escolas fizeram este ano, mas preferiu emocionar, e tem coisas que o dinheiro não pode pagar. Estar com a Mangueira neste momento não tem preço.
Nosso carnaval precisa de menos dinheiro e mais emoção, não para se gastar 10 milhões como muitas fazem por aí, e não emocionar o público, a técnica nunca será para mim, e acho que para a Mangueira, mais importante do que a feliciadade do torcedor, e forma honesta e justa de se fazer samba de verdade.
Parabéns a toda Nação mangueirense, por todo seu samba no pé, pelo canto forte, por todo seu amor encantando a Sapucaí, por ser Mangueira!
O show tem que continuar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário