Sejam Bem-vindos


Quem a ouve não esquece... Voz exuberante e inconfundível à serviço da alma, refletindo a entrega de quem não teme se doar por inteiro. O poder e a sensualidade da voz negra que tinge a aquarela da música brasileira de marrom, com todo o suingue, brilhantismo e carisma de quem tem certeza que não está aqui por acaso. Vinte e oito discos de ouro e oito de platina, sendo dois deles de platina duplo. Inúmeros prêmios da MPB: Sharp de Música, Caras, Globo de Ouro, Rádio Globo, o Antena de Ouro, Tim, entre outros. Além desses, prêmios de grande vulto internacional como O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Personalidade Negra das Artes (concedido pelo Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América Latina (concedido pela ONU). Este blog é dedicado à cantora mais popular do Brasil. Filha do nosso chão, orgulho nosso. Uma mulher, uma negra, uma nordestina, uma brasileira guerreira: Alcione, a Marrom!


05 setembro, 2012

Receita de Mocotó da Alcione

Alcione Dias Nazareth, maranhense, 40 anos de carreira. Sabia que quando se mudou para o Rio de Janeiro ela trabalhou em uma cantina? Hoje, quando vai para a cozinha, é por prazer. “Se for só para mim, faço um ovo frito na manteiga com arroz.” Um dos pratos que agrada aos amigos é este mocotó de primeira!

Mocotó

Ingredientes

1,5 kg de mocotó em pedaços

Suco de 1 limão

2 colheres (sopa) de óleo

1 cebola grande picada

2 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

1 pimentão verde em cubos

2 tomates, sem sementes, picados

Sal a gosto

2 pimentas-malagueta picadas

Cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

*Lave bem o mocotó e esfregue com o suco do limão. Depois coloque-o em uma panela de pressão, cubra com água fervente e deixe cozinhar por dez minutos para eliminar um pouco a gordura. Escorra e reserve.

*Na mesma panela de pressão, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem douradinhos. Junte o extrato de tomate e os cubos de pimentão e mexa por um minuto. Em seguida, coloque o mocotó, o tomate, o sal e a pimenta-malagueta e cubra com água. Feche a panela, deixe cozinhar por uma hora em fogo médio após começar a chiar.

*Depois tire a panela do fogo, espere sair toda a pressão, abra e verifique se a carne está soltando dos ossos. Retire o mocotó e corte em pedaços pequenos.

*Se a carne ainda não estiver soltando dos ossos, acrescente água fervente (1 xícara) e volte ao cozimento por mais cinco minutos na pressão. Polvilhe cheiro-verde picadinho e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário