Sejam Bem-vindos


Quem a ouve não esquece... Voz exuberante e inconfundível à serviço da alma, refletindo a entrega de quem não teme se doar por inteiro. O poder e a sensualidade da voz negra que tinge a aquarela da música brasileira de marrom, com todo o suingue, brilhantismo e carisma de quem tem certeza que não está aqui por acaso. Vinte e oito discos de ouro e oito de platina, sendo dois deles de platina duplo. Inúmeros prêmios da MPB: Sharp de Música, Caras, Globo de Ouro, Rádio Globo, o Antena de Ouro, Tim, entre outros. Além desses, prêmios de grande vulto internacional como O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Personalidade Negra das Artes (concedido pelo Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América Latina (concedido pela ONU). Este blog é dedicado à cantora mais popular do Brasil. Filha do nosso chão, orgulho nosso. Uma mulher, uma negra, uma nordestina, uma brasileira guerreira: Alcione, a Marrom!


11 julho, 2013

O programa Alerta Geral

Com imagens gravadas pela TV Globo na praia de Guaratiba e no Morro da Serrinha respectivamente zona oeste e zona norte da cidade do Rio de Janeiro, o acervo Cultne reservou momentos inéditos da grande celebração do samba de raiz no Pr4ograma Alerta Geral em 1978 sob o comando de Alcione. Participaram das gravações Tião Motorista, Martinho da Vila, João Nogueira, Ivone Lara, Mestre Fuleiro, Aniceto do Império Serrano, Clementina de Jesus e um time de músicos da pesada, como Carlinhos Pandeiro de Ouro, Pirulito e Milton Manhães.

O LP intitulado "Alerta geral" virou também um programa de muito sucesso as sextas feira na rede Globo de Televisão, época em que mais de 90% dos televisores do país sintonizavam o canal, ditando assim o que deveria ser ouvido no Brasil.

Alcione conhecida pelo apelido carinhoso de "Marrom" produziu um dos maiores clássicos da musica popular neste ano, juntou composições de Gilberto Gil, Candeia, Roberto Correa, Sergio Ricardo, João do Vale e outros que lhe entregaram verdadeiras perolas que ela entregou a um publico avido de música e qualidade. É nesta preciosidade de álbum que está registrado o que alguns consideram o maior sucesso de Alcione, a canção feita por Chico Silva e Antonio José chamada: "Sufoco", no melhor estilo Maysa, a Marrom conquistou todos os corações que já sofreram por amor um dia, muito mais próximo do povo simples brasileiro a marrom abriu ali morada eterna em todas as casas simples deste nosso pais que adora sofrer por amor (Paulo Gonçalo dos Santos - Historiador / Pesquisador de MPB)

Alcione Comandou durante dois anos em 1978 e 1979 o programa "Alerta Geral" na TV Globo, musical dirigido por Augusto Cesar Vannucci e escrito por Ricardo Cravo Albin. Foi premiada ao longo de sua carreira com 19 Discos de Ouro, 2 de Platina e um Duplo de Platina. Foi escolhida para ser a intérprete de "Bem Vindo João de Deus" homenageando o Papa João Paulo II em sua última visita ao Brasil. Tem sido ao longo dos anos uma das melhores cantoras de samba, fazendo shows, tendo gravado trinta LP's, CD's e DVD's e sempre muito respeitada pela crítica e pelos colegas. Continua sendo excelente cantora e fazendo muito sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário